A Naval 1.º de Maio regressou este domingo aos triunfos fora de casa, quatro meses depois, ao bater o Atlético por 2-0, em jogo da 37.ª jornada da 2.ª Liga.
Filipe Melo, aos 15 minutos, e Luis Tinoco, aos 44, construíram a 13.ª vitória dos figueirenses, que não venciam fora do seu reduto desde o final de dezembro e, assim, ganharam maior fôlego na luta pela manutenção, particularmente depois da subtração de 12 pontos decretada pela FIFA.
Por outro lado, os alcantarenses somaram o terceiro jogo consecutivo sem vencer, numa partida em que se revelaram demasiado desinspirados para ultrapassar a defensiva visitante, apesar da boa réplica oferecida na primeira meia hora. De resto, esse foi o melhor período do jogo, durante o qual a Naval se adiantou no marcador, graças à espontaneidade do médio Filipe Melo, que apontou um golo de belo efeito.
Pouco depois, Rolão teve na cabeça a igualdade, mas Taborda fez a defesa da tarde, permitindo à formação da Figueira da Foz conservar a vantagem, que seria dilatada em cima do intervalo, em mais num golo de “levantar as bancadas”, desta feita apontado pelo “capitão” Luís Tinoco.
Em desvantagem, o técnico do Atlético arriscou tudo para a etapa complementar, colocando dois homens na frente, mas o conjunto de Alcântara nunca encontrou forma de ludibriar os visitantes, que baixaram as linhas e aguardaram pelos momentos certos para lançar a contra ofensiva.
Seria precisamente dessa forma que a Naval beneficiaria de mais duas grandes ocasiões para aumentar o resultado, que não mais sofreria alterações, nomeadamente pela total ausência de ideias da formação da Tapadinha.
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Atlético: Ricardo Janota, Luis Dias, Rolão, Vitor Moreno (Paulo Sereno, 68), Tininho, Hugo Pina, Afonso Taira, Marco Bicho (Julian, 46), Adilson, Ailton e Lito (Ivan, 61).
Treinador: António Pereira.
Naval 1.º de Maio: Taborda, Carlitos, Robson Terra, Tikito, Luis Tinoco, Pedro Moreira (Cerveira, 63), Djibril (Telinho, 50), Filipe Melo, Regula, João Martins (Cerveira, 24) e André Carvalhas.
Treinador: Álvaro Magalhães.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: 0-1, Filipe Melo, 15 minutos. 0-2, Luis Tinoco, 44.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rolão (69) e Filipe Melo (78).
LUSA