A equipa feminina do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos continua em grande destaque na segunda fase do Campeonato de Promoção, depois receber vencer o Valadares/Gaia por 3-2, “consolidando a liderança.
Num jogo de líderes, assistiu-se a uma excelente partida de futebol, com muita emoção à mistura. Defrontavam-se duas equipas que somavam todos os jogos desta época desportiva por vitórias e ficou bem patente a qualidade das duas formações.O jogo iniciou-se com um domínio repartido entre ambas as equipas, onde a circulação rápida de bola era a nota dominante, mas sem grandes oportunidades de perigo. À passagem dos 20 minutos, A-dos-Francos começou a controlar mais os acontecimentos, acercando-se com mais perigo da baliza adversária. Assim, aos 33’, Cristiana Garcia numa diagonal interior desferiu um portentoso pontapé que só parou no fundo da baliza e que traduzia então um maior domínio da equipa da casa. Galvanizadas por este golo, as comandadas por Paulo Sousa continuaram a pressionar bastante a equipa forasteira e passados seis minutos, a guardiã do Valadares realizou uma intervenção com as mãos fora da grande-área, quando Iara Ferreira se isolava para empurrar para o fundo das redes, tendo por isso recebido ordem de expulsão. Na sequência do livre, Luciana Garcia fez o segundo da tarde para equipa caldense. Tudo parecia encaminhado para se atingir o intervalo com o 2-0 no marcador a favor do A-dos-Francos, mas “aparecia” em jogo a internacional Edite Fernandes, já nos descontos de tempo, num lance individual conseguiu espaço para um remate muito colocado, sem hipótese de defesa para a guarda-redes. Chegou-se então ao intervalo com 2-1 no marcador.
Na segunda parte, o domínio de A-dos-Francos manteve-se, mas a formação de Gaia tudo fazia em busca do empate. Com bastante qualidade das suas jogadoras e também com uma boa organização coletiva, o Valadares também ia criando problemas à equipa da casa, particularmente em situações de bola parada. Quando parecia que A-dos-Francos estava novamente no controlo do jogo, eis que surge o empate num contra-ataque, isto aos 74 minutos, quando então nada o fazia esperar. Contudo, a formação de A-dos-Francos não se intimidou e Catarina Lopes, numa incursão à grande-área adversária, recebeu uma bola cruzada por Catarina Sousa e de cabeça desviou para o fundo das redes. Estava feito o 3-2 final, aos 83 minutos. Dai até final não
De destacar o forte empenho de ambas as equipas, com uma atitude extraordinária de fair-play , que assim engrandeceram o espetáculo vivido, abrindo o “apetite” para o embate entre as duas equipas no próximo dia 25 de Abril a contar para as meias-finais da Taça de Portugal.
No entanto, a equipa do A-dos-Francos joga agora dia 21 de Abril, pelas 16 horas, no campo Luís Duarte, em Caldas da Rainha, contra a equipa do Ferreirense, mais uma partida importante para o objetivo, que é a subida à 1ª Divisão Nacional.
A-Dos-Francos soma e segue
18 Abril 2013 Cid Ramos