A equipa sénior de hóquei em patins do Atlético Clube da Sismaria faltou ao jogo de sábado, contra o Marítimo SC, dos Açores, por falta de verbas para a viagem e alojamento. O jogo contava para a fase de apuramento de campeão onde três equipas lutam pelo título da III Divisão, isto depois de já estar assegurada a subida. O AC Sismaria necessitava de uma verba a rondar os 4.000 euros, mas, apesar de todas as diligências, não foi possível conseguir o dinheiro necessário e, como tal, a equipa não viajou para os Açores.
“Os clubes estão sem dinheiro. Estamos a falar de uma deslocação de 4.000 euros e nós tínhamos a indicação por parte do presidente da câmara [Raul Castro] que o dinheiro do PAAD [Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo] de 2010/2011 ia ser entregue em Fevereiro, algo que não aconteceu. Como os subsídios não abundam neste País, houve uma falta de comparência”, explicou o presidente do AC Sismaria, Sidónio Violante.
O clube tentou igualmente através da Junta de Freguesia de Marrazes conseguir uma ajuda extra, mas também aqui as postas foram fechadas. “Na junta decidiram que não podiam ajudar-nos. As entidades públicas não querem saber da prática desportiva”, sublinhou o presidente do clube, apontando baterias à Federação de Patinagem de Portugal: “espero que a federação tenha em conta aquilo que nos deve. Quando nos atrasamos um ou dois dias a pagar seja o que for, vêm logo com ameaças, agindo de má-fé, mas esquecem-se que também devem dinheiro aos clubes. Na federação trabalha-se muito mal”, frisou.
Com esta falta de comparência, o AC Sismaria vê ser averbada uma derrota e está ainda sujeita a uma coima cujo valor ainda não é conhecido. Uma situação de deixa Sidónio Violante agastado. “Sinto muita mágoa principalmente com o meu fracasso como presidente por não ter conseguido as verbas necessárias, mas não podemos entrar em loucuras, nem hipotecar o futuro”, declarou.
Contudo, o líder assegurava que a equipa sénior irá continuar e “vai disputar a II Divisão na próxima época, dentro das limitações do clube”, assegurando, igualmente, que estará para breve a criação no clube das camadas de formação no hóquei.
José Roque (Diário de Leiria)