O Hapoel Tel-Aviv FC despediu-se da UEFA Europa League com a sua primeira vitória na fase de grupos, frente à A. Académica de Coimbra, que já estava eliminada antes do pontapé-de-saída.
As duas equipas jogavam apenas pelo orgulho no Grupo B, uma vez que os lugares de apuramento já tinham sido reclamados por FC Viktoria Plzeň e Club Atlético de Madrid. No entanto, o Hapoel sai das competições europeias com a sua primeira vitória, graças a golos dos suplentes Victor Mare e Hanan Maman, na segunda parte.
Edinho, da Académica, dispôs da primeira ocasião do jogo, aos 15 minutos, mas o seu remate de longe passou sem perigo ao lado do poste direito da baliza de Édel Apoula. A formação israelita esteve perto de inaugurar o marcador numa primeira parte de poucas oportunidades, mas Romuald Peiser desviou por cima o livre de Salim Toama, à entrada da área.
A equipa de Pedro Emanuel pareceu mais mexida no início da etapa complementar e podia ter marcado quando Marinho se isolou, mas o extremo de 29 anos rematou por cima, só com Apoula pela frente. Contra a corrente do jogo, os anfitriões chegaram à vantagem.
Gil Vermouth escapou ao seu marcador directo e colocou a bola no suplente Mare que, à boca da baliza, empurrou para o fundo das redes. A equipa lusa pressionou em busca do empate, mas Makelele e Cleyton desperdiçaram as oportunidades que tiveram. O Hapoel aproveitou e, a dez minutos do fim, aumentou a diferença, quando Mare amorteceu um cruzamento longo para o também suplente Maman, que de cabeça selou o resultado final.
www.uefa.com