Fantástico! João Tomás acaba de marcar o seu golo número 100 na Liga portuguesa. O veterano avançado do Rio Ave marcou o seu centésimo golo, esta tarde, em Setúbal.O atacante vilacondense, de 37 anos, continua a marcar golos atrás de golos, atingindo agora a marca redonda.
Começou no Oliveira do Bairro, em 1993/94, aquele que, anos mais tarde, iria ficar com o apelido de «Jardel de Coimbra». Na verdade, chama-se João Henrique Pataco Tomás, mas bem podia ter o apelido de «goleador» no meio do nome.
É que João Tomás, por onde passa, não para de marcar golos. Foi assim, na Académica (onde começou a chamar para si as luzes da ribalta), no Benfica (onde José Mourinho viu nele um avançado capaz de formar dupla com Pierre van Hooijdonk) ou até mesmo em Braga, após uma passagem pelo Vitória de Guimarães e pelo Real Betis de Sevilha.
João Tomás tentou também as «mil e uma noites» das arábias mas a carreira pela terra do petróleo terminou rapidamente. Voltou a Portugal, corria a época 2007/08, para um regresso à cidade dos Arcebispos. A segunda passagem pela Pedreira foi curta e em 2008/2009 assinou pelo Boavista.
A história aos quadradinhos escreveu-se, lá está, com mais golos, os tais que despertaram o interesse de Carlos Brito. O então treinador do Rio Ave apostou no atacante português e, por certo, não deve estar nada arrependido pela aposta.
Hoje, já com Nuno Espírito Santo a dirigir os rioavistas, João Tomás fez o seu golo número 100 na Liga portuguesa. O primeiro, esse, aconteceu em 1997/98 na Académica; o Salgueiros foi o clube que sofreu esse primeiro golo.
www.zerozero.pt