A Selecção Nacional de Futsal realizou, ontem, o primeiro jogo de preparação tendo em vista a participação na fase final do Campeonato do Mundo, que terá lugar na Tailândia (Benguecoque e Nakhon Ratchasima), entre os dias 1 e 18 de Novembro.
Diante da Geórgia, os comandados de Jorge Braz foram surpreendidos e averbaram a primeira derrota (2-4), nos seis jogos já disputados diante daquela formação. O jogo até começou bem para a nossa Selecção que se viu em vantagem logo aos dois minutos, com Marinho a concluir, da melhor forma um lance de envolvimento atacante, encostando sem dificuldades a bola para as redes georgianas.
Diante de um adversário “antes quebrar que torcer”, a Equipa das Quinas foi experimentando dificuldades em aumentar a vantagem e sofreu alguns contra-golpes perigosos que os guarda-redes lusos foram conseguindo parar. Até que aos 16 minutos, a infelicidade bateu à porta do conjunto nacional, num lance em que Bebé, ao tentar aliviar uma bola que surgiu na área, fê-la embater em Marinho e ressaltar para Giorgi Altunashvili, que não teve dificuldade em restabelecer a igualdade. A Geórgia viria, mesmo, a operar a reviravolta no marcador, aos 18 minutos, quando Irakli Shelegia surgiu “na cara” de Bebé para fazer o 2-1, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.
A etapa complementar mostrou uma Selecção Nacional mais pressionante e dominadora, perante uma Geórgia que desceu ainda mais o bloco defensivo, procurando manter a todo o custo a surpreendente vantagem conquistada.
As situações de perigo foram-se sucedendo junto à baliza georgiana, mas o golo tardava em aparecer. Em combinações, bolas paradas, remates de curta e longa distância. Nada parecia funcionar para que a Equipa das Quinas conseguisse furar a muralha defensiva adversária.
Quem acabou por tirar partido da menor eficácia portuguesa foi a Geórgia que, em mais um lance de contra-ataque, aumentou a vantagem para 3-1, por intermédio de Shota Chanukvadze, corria o minuto 31.
A partir dos 34 minutos, Jorge Braz optou pela inclusão do guarda-redes avançado (Ricardinho) para, desta forma, tentar abrir a defesa de Leste. Os últimos minutos foram, então, de avassaladora “carga” portuguesa, com a Geórgia a bater-se como podia e a emergir a figura do encontro, o guardião Alexandre Jamburia.
A 1’35” do final, uma “bomba” de Ricardinho só parou no fundo das redes georgianas, mas na jogada seguinte, num lance de infelicidade, Gonçalo apontou um auto-golo que fechou o resultado nos 2-4 finais.
Portugal e Geórgia voltam a encontrar-se esta quinta-feira, pelas 17h30, no Pavilhão Municipal de Rio Maior.
Ficha de Jogo
Jogo de preparação para a fase final do Campeonato do Mundo de 2012.
Pavilhão Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.
Árbitros: Mário Silva, Nuno Bogalho e Ricardo Eufrásio.
Cronometrista: Cláudio Nazaré.
PORTUGAL: João Benedito, Gonçalo, Marinho, Ricardinho e Cardinal.
Jogaram ainda: Arnaldo, Paulinho, Pedro Cary, Nandinho, Bebé, João Matos e André Sousa.
Seleccionador: Jorge Braz.
Golos: Marinho (2’) e Ricardinho (38′).
Disciplina: Nada a assinalar.
GEÓRGIA: Alexandre Jamburia (cap.), Murtaz Kakabadze, Giorgi Altunashvili, Levan Kobaidze e Davit Bobokhidze.
Jogaram ainda: Shota Chanukvadze, Kakhaber Maisaia, Irakli Shelegia, Archil Sebiskveradze e Temur Djaparidze.
Seleccionador: Avtandil Asatiani.
Golos: Giorgi Altunashvili (16’), Irakli Shelegia (18’), Shota Chanukvadze (31’) e Gonçalo (39′, a.g.).
Disciplina: Nada a assinalar.