Os árbitros Daniel Martins e Roberto Martins são um caso de sucesso na arbitragem nacional e começam a fazer furor a nível internacional. Ambos naturais de Pombal, começaram na modalidade como jogadores ao serviço do NDAP. Depois surgiu o “bichinho” pela arbitragem, onde cedo deram nas vistas.
Daniel Martins destaca que “ não começamos a apitar juntos, mas depois passado algum tempo, juntamo-nos. Temos um conhecimento total um do outro e o facto também de sermos irmãos contribui para haja uma maior sintonia entre a dupla de arbitragem”. Roberto Martins realça que “ atualmente estamos entre as três melhores duplas nacionais e estamos nomeados para a melhor dupla de arbitragem da última época. É mais um reconhecimento do nosso trabalho”.
Daniel Martins dá-nos a conhecer um sonho, que consiste em apitar “ na liga dos Campeões. É o topo para qualquer árbitro”. Recentemente os manos Martins estiveram no europeu de sub-18 na Áustria e Roberto classifica a experiência como muito positiva, apesar “ de não termos apitado a final ou as meias-finais”. O mais novo dos manos Martins considera que “ foi muito gratificante ter estado presente nesta competição. Éramos a dupla de árbitros mais nova presente no torneio”.
Para o futuro Daniel Martins e Roberto ambicionam “ continuar entre as melhores duplas nacionais e crescer a nível europeu. É para isso que vamos trabalhar”, afirmam em simultâneo.
Atualmente tanto Daniel como Roberto estão desempregados. Daniel Martins licenciado em Psicologia Social e das Organizações salienta que é “ difícil ser árbitro em Portugal, porque como nos ausentamos muito para fora do país. Em termos de emprego ficamos numa situação muito difícil, porque faltamos muito. Devido a esse facto fiquei desempregado”.
Roberto Martins licenciado em fotografia ficou desempregado recentemente e o motivo é o mesmo. O mais jovem dos manos Martins destaca que “ um árbitro de andebol não tem estabilidade profissional, devido ao estar constantemente fora do país. É uma situação difícil, mas devia haver um enquadramento para protegerem os árbitros”.
Naturais de Pombal lamentam não terem ainda o reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Pombal. Roberto Martins destaca que “ já recebemos vários prémios a nível nacional o que nos deixa satisfeitos, mas fica alguma mágoa não termos tido ainda o reconhecimento e algum apoio por parte da Câmara”. Daniel Martins destaca que “ também representamos Pombal cá dentro e lá fora”.
Manos Martins são um caso de sucesso na arbitragem
3 Agosto 2012 Cid Ramos