Pela primeira vez na história do Estádio Municipal de Pombal, aqui se realizou no passado fim de semana, uma fase de apuramento do campeonato nacional de clubes ao ar livre. A organização, da Federação Portuguesa de Atletismo, contou com o forte apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.
Os clubes do distrito de Leiria que marcaram presença nesta fase do campeonato nacional de clubes foram a Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense (equipas masculina e feminina), o Clube Atletismo de Marinha Grande – Imosonho (equipas masculina e feminina), a Casa do Benfica em Alcobaça (equipa masculina), o Grupo de Atletismo da Caranguejeira (equipa masculina), a Juventude Vidigalense (equipas masculina e feminina) e o Núcleo do Desporto Amador de Pombal (equipas masculina e feminina). Destinos diferentes para estas equipas, com várias a não conseguirem cumprir o regulamento que os obriga a apresentar 10 atletas em provas individuais.
A maioria dos resultados destas provas foram prejudicados pelas condições atmosféricas adversas (chuva), que se fizeram sentir durante as duas jornadas. Certamente, o mesmo se terá verificado nas outras pistas, onde esta fase do campeonato de clubes se realizou.
Desportivamente o maior destaque vai para o apuramento das duas equipas da Juventude Vidigalense para a 1ª divisão, mantendo a tradição. O 3º lugar de ambas as formações foi conseguido com 419,5 pontos em femininos e 805,5 em masculinos. A equipa feminina do Clube Atletismo de Marinha Grande renova a participação na 2ª divisão ao somar 208 pontos que lhe permitem o 14º posto nesta classificação. As equipas masculinas do Núcleo do Desporto Amador de Pombal e da Casa do Benfica em Alcobaça conseguiram o 42 e 43º lugares, com 87,5 e 50 pontos, respetivamente. Apesar destas classificações serem ainda provisória, não deverá alterações nas mesmas, havendo a possibilidade de pequenos reajustamentos pontuais.
www.adal.pt