Foi numa casa bem completa que o GD Landal recebeu o SCR Gaeirense num “derby” regional a contar para a 21ª jornada da 1ªDivisão Zona Sul, que poderia vir a atribuir o título de campeão aos donos da casa. Boas espectativas para um jogo que oponha a equipa mais regular e vitoriosa do campeonato e a equipa revelação que ocupava a 4ª posição antes do encontro.
O árbitro deu o apito inicial e rapidamente os landalenses assumiram as despesas de jogo com uma posse de bola que viria a ditar um forte dominio inicial e da qual surgiria o primeiro golo do jogo por Bebé (Tiago Costa) logo aos 3 minutos. Após um entrada muito convincente com um largo número de oportunidades de golo desperdiçadas por parte do Landal, a partir do meio da primeira parte a equipa visitante começou aos poucos a conseguir anular a posse de bola landalense aumentando a pressão até um pouco à frente do meio campo acabando mesmo por dominar os últimos minutos da segunda parte com uma série de oportunidades de golo, no entanto não conseguido concretizar pelo menos o golo do empate com sucesso.
Na segunda parte o Landal voltou em força para o ataque e impôs o seu jogo tendo concretizado por duas vezes, por Mateus e Norberto, matando praticamente o jogo. Contudo as Gaeiras não baixaram braços e o hoje acabou um pouco por equilibrar em termos de oportunidades de golo, mas foi Nélson quem marcou pelo Landal, para alegria dos presentes. Apesar do resultado desfavorável de 4-0 a equipa jovem das Gaeiras não baixou braços e acabou mesmo por fechar o resultado perto do fim em 4-1 com um bom remate de meia distância, golo esse que pelas oportunidades de golo que teve já o justificava. Vitória justa, o campeonato da zona sul da 1ª divisão AF Leiria fica na equipa do extremo sul do concelho das Caldas da Rainha.
Festa no Landal, o clube fundado em 2009 vence a série sul quando ainda falta disputar uma jornada, acomulando 2 vitórias de série (uma na 2ª Divisão e uma na 1ª Divisão) em 3 épocas e respectivas subidas de divisão. Já Portomosense precisava de ganhar e esperar o deslize do Landal mas acabou mesmo por empatar 3-3 frente ao Concha Azul, deixando os lideres a 8 pontos de vantagem e a possibilidade de subida dependente de desistências de clubes da próxima edição da Divisão de Honra ou manutenções leirienses na 3ª Divisão do Nacional.
Assim sendo o Landal ainda tem o jogo do título da 1ª Divisão para realizar frente ao vencedor da série Norte que só se saberá no próximo fim de semana. A Final está marcada para dia 5 de Maio.
www.infutsal.com