No passado sábado disputou-se mais um “derby” leiriense na 3ª Divisão Nacional de Futsal, com o Externato da Benedita e ADR Mata dos Milagres a empatarem a três bolas e a complicarem as contas no que a manutenção e à subida de divisão diz respeito.
Entrou melhor na partida o Externato da Benedita a criar a primeira ocasião de golo, mas seria Mário Tiago a inaugurar o marcador para os visitantes. Os beneditenses reagiram bem e foram à procura do empate, mas encontravam sempre a oposição de Sílvio Roda, que estava “enorme” entre os postes. A formação de Rui Gama também poderia ter aumentado a vantagem mas sem sucesso. O intervalo chegava com vantagem para a formação da Mata dos Milagres.
Na segunda parte, a ADR Mata entra melhor na partida e faz o 0-2 por intermédio de Tico Cadete mas o Externato da Benedita não “caiu” animicamente e conseguiu reduzir por Flávio Castelhano. Mas a ADR Mata estava bem na partida e conseguiria fazer o terceiro por intermédio de João Pedro Espírito Santo. O Externato da Benedita arriscou tudo colocando o 5×4 com o guarda-redes Rui Castelhano a integrar-se no ataque, situação que viria a dar resultados pois conseguiram chegar ao empate com um “bis” de João Simões. Após o empate foi a ADR Mata a arriscar colocando guarda-redes avançado mas sem sucesso, destacando que a cerca de dez segundos, Tico comete uma grande penalidade clara sobre João Simões que o árbitro fez “vista grossa”.
Empate que se pode considerar justo, com a ADR Mata a ser melhor a equipa na primeira mas com o Externato da Benedita a ter algumas oportunidades para fazer golo. A segunda parte foi equilibrada com as duas equipas a procurarem a vitória, destacando-se a reacção da formação beneditense que conseguiu o empate depois de ter dois golos de desvantagem, podendo ainda queixar-se de erros de arbitragem.
Com este empate as contas ficaram mais complicadas para atingirem os seus objectivos. O Externato da Benedita com mais este ponto soma 21 e está dois pontos da salvação, com o próximo jogo nas Caldas a ser importante para as contas finais. Já a ADR Mata com este empate, mantém o 4º lugar com 44 pontos mas agora a seis do líder SC Vila Verde, quando faltam apenas quatro jornadas, sendo que no próximo sábado tem um jogo muito importante na recepção ao Eléctrico.
Gonçalo Ferreira