Num jogo importante, no que diz respeito à luta pelo título, o Gil Eanes venceu o Colégio João de Barros por 22-17. A vitória da formação de Lagos é justa, porque foi melhor e, sobretudo, foi uma equipa na verdadeira ascensão da palavra.
O Colégio João de Barros esteve três vezes com uma desvantagem de um golo, mas nunca conseguiu chegar ao empate. Faltou Índices físicos e sobretudo muito discernimento nas fases decisivas do jogo.
O encontro começou com ascendente do Gil Eanes, que aos cinco minutos vencia por 4-0. O Colégio João de Barros mostrava nesta altura pouca capacidade defensica e ofensiva, o que possibilitou o aumento da vantagem por parte do Gil Eanes para 8-2.
Assistiu-se a uma reação do conjunto da casa, que conseguiu reduzir para 8-6. Nesta altura as comandadas de Paulo Félix davam sinal de melhorias e mais estabilidade emocional.
Na parte final do primeiro tempo, Ana Seabra teve um papel importante para a recuperaração de uma vantagem mais expressiva. Ao intervalo 11-7 para o Gil Eanes.
O segundo tempo começou com uma reação do Colégio João de Barros que conseguiu reduzir a desvantagem para um golo em três situações, mas sem conseguir chegar ao empate no marcador. Na parte final, o Gil Eanes conseguiu ter mais discernimento e justificou a vitória na partida.
No Colégio João de Barros é imprescindível falar de mais uma grande exibição de Bárbara Teixeira, autora de várias defesas notáveis durante o encontro. Outro destaque é Eduarda Pinheiro, que realizou também uma grande partida, tanto a defender como a atacar.
No Gil Eanes a vitória começou em Carla Pedro, passou por Ana Seabra e Soraia Lopes, terminando em Ana Meira, que protagonizou uma excelente exibição.
Boa arbitragem da dupla que dirigiu o encontro.
Pavilhão gimnodesportivo de Meirinhas
Árbitros: Bruno Rodrigues e Carlos Capela
CJB 17
Bárbara Teixeira e Andreia Francisco;, Beatriz Santos (1), Nathalie Lopes, Joana Ferraz, Andreia Neves, Karine Lopes (1), Joana Biel (2), Inês Catarino, Eduarda Pinheiro (5), Maria Pereira (5), Natalina Melo (1) e Helena Côrro (2)
Treinador: Paulo Félix
GIL EANES 22
Carla Pedro e Bruna Fontes, Dulce Pina (4), Maria Suare, Vera Lopes, Diana Fernandes (1), Soraia Lopes (5), Nuria Varela (1), Paula Maocha, Ana Meira (3), Ana Seabra (8)
Treinador: João Florêncio
Ao intervalo : 7-11