Apesar das condições climatéricas adversas (chuva e muito vento) que se verificavam na tarde do passado sábado em Rio Maior os Leirienses Daniela Cardoso e Bruno Pedro estiveram em bom plano alcançando os objetivos a que se propuseram, superando os respetivos recordes pessoais. Esta é a competição de marcha atlética de melhor nível que se vem realizando no nosso país, fazendo parte do Challenge Mundial da Federação Internacional (IAAF), sendo já a 21ª edição do Grande Prémio de Rio Maior, e trazendo a Portugal alguns dos melhores especialistas mundiais e em especial muitos espanhóis e mexicanos.
A representante do Núcleo do Desporto Amador de Pombal, Daniela Cardoso, terminou na 20ª posição (5º melhor portuguesa) nos 20km de prova, em 1h43m25s, superando o seu recorde distrital que estava em 1h45m02s, alcançado na anterior edição deste Challenge. Esta é já a segunda presença em etapas do Challenge da IAAF de 2012, depois da participação em março, na cidade mexicana de Chihuahua.
Para Bruno Pedro, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, significou um regresso muito positivo à competição, superando o recorde pessoal e a marca de referência para a Taça do Mundo de Marcha que irá ter lugar na cidade russa de Saransk, nos próximos dias 12 e 13 de Maio. Aguardemos pela decisão do selecionador nacional, Prof. José Barros, já no próximo dia 18 de abril. Com esta performance Bruno foi o 5º classificado da prova júnior de 10km do Challenge de Rio Maior.
Os clubes do distrito de Leiria marcaram ainda uma significativa presença nas provas do 21º Grande Prémio Internacional em Marcha Atlética de Rio Maior, com uma participação muito significativa de espanhóis, valorizando as classificações dos jovens marchadores leirienses. Na Marcha Jovem de Promoção registamos a presença de 23 atletas de 6 clubes filiados (12 meninas e 11 rapazes).
Do ponto de vista qualitativo merece maior destaque a vitória de Rafael Andrino, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, na prova de 2km, destinada aos jovens dos escalões de benjamins, infantis e iniciados. A melhor marchadora jovem da ADAL foi Filipa Andrade, do mesmo clube, na 14ª posição.