Jogou-se no passado sábado a 15ª jornada do Campeonato Nacional da Proliga em noite de carnaval com alguns mascarados na bancada a assistir a um confronto entre duas equipas com oito adversários a separá-las na classificação. Enquanto o Illiabum Clube é um claro candidato ao título, já o Gaeirense Basket OralMED tenta fugir aos últimos lugares, mas nada garantia o resultado final.
Começou bem a equipa da casa ao conseguir enfrentar a equipa de Aveiro de igual para igual com destaque para o base gaeirense Pedro Rochete que estava em noite inspirada ao marcar 12pts no primeiro período carregando a sua equipa ofensivamente, 14-15 no final dos primeiros 10mins de jogo. Com o decorrer do tempo e com o treinador dos visitantes claramente surpreendido e preocupado, os negro rubros do concelho de Óbidos continuavam a jogar muito bem colectivamente, ainda que no ataque continuassem a depender da inspiração individual do seu base. Na defesa Filipe Canha e Otávio Gomes conseguiam parar os Norte Americanos Kalunda Richard e Dain Swetalla apesar do seu poderio físico impressionante, quer nos mais de 2m de altura quer no poder de impulsão que lhes permitia alguns ressaltos ofensivos importantes.
Com uma primeira parte de grande nível frente a uma das melhores equipas da Proliga os adeptos do Gaeirense Basket OralMED estavam confiantes num bom resultado apesar de saberem que a qualquer momento os aveirenses poderiam disparar no marcador.
Cansaço físico não permitiu melhor exibição
Terminada a primeira parte com o marcador em 29-37 tudo estava em aberto, e bastava a uma das equipas um bom parcial no 3º período para poderem depois controlar os últimos minutos de jogo, e assim foi, com a equipa do Illiabum Clube a conseguir manter a supremacia ofensiva apesar do esforço dos atletas da casa em parar o tiro exterior de Pedro Azevedo (24pts) que se demonstrava em conjunto com o Norte Americano Dain Swetalla (16pts) no jogo interior o(s) carrasco(s) dos gaeirenses.
Com uma diferença de 17pts no início do derradeiro período (42-59) a vitória só poderia sorrir ao Gaeirense Basket OralMED se conseguissem finalmente parar o jogo ofensivo dos aveirenses e conseguissem acertar no tiro exterior de modo a conseguir recuperar no marcador, mas aconteceu precisamente o oposto, muito por culpa do enorme desgaste físico provocado pelo alto ritmo da partida ao longo dos minutos disputados. Apesar o desnível final do marcador a dar a vitória ao Illiabum Clube por 51-80 há que dar os parabéns a toda a equipa do Gaeirense Basket OralMED pelos bons momentos de basquetebol que demonstrou durante o jogo.
Segue-se novo jogo em casa, desta vez frente ao Sangalhos, sábado pelas 21h00 no Pavilhão Municipal de Óbidos, não perca mais um grande espectáculo de basquetebol ao mais alto nível!