O Alcobaça sabia que bastava apenas o empate para se sagrar campeão distrital da divisão de Honra e a consequente subida à terceira divisão, no entanto, desde o início do jogo mostraram que a sua pretensão era a vitória. O Guiense foi um obstáculo difícil, mas o Alcobaça justificou a conquista dos três pontos.
Assistiu-se a uma boa primeira parte, com lances de perigo, numa e noutra área e a emoção a pairar sempre no encontro. Perdidas algumas oportunidades pelo Guiense, quer pela formação alcobacense, aos 38 minutos, o médio Nuno Coelho rematou do meio da rua e a bola só parou no fundo das redes de Nuno Aguiar. O golo foi muito festejado por jogadores e adeptos alcobacenses.
Ao intervalo, o resultado premiava a equipa mais eficaz, neste caso o Alcobaça.
Nos primeiros dois minutos do segundo tempo, o teor do encontro pouco se alterou, continuando ambas as equipas a lutarem abertamente pelo resultado. Foram mais felizes os visitantes que aos 71 minutos, numa jogada bem delineada entre Hugo e Rúben, com Nuno Coelho a finalizar a preceito.
Poucos minutos depois, o Guiense esteve perto de marcar, mas Joel obrigou Vítor Maranhão a uma grande defesa.
Na parte final, o perigo voltou a rondar as duas balizas, mas o resultado não se alterou. O Alcobaça justificou a vitória no encontro, perante um Guiense que vendeu cara a derrota. No final, foi a alegria de jogadores e adeptos do Alcobaça, que com esta vitória regressam à terceira divisão, após duas época de ausência.
Arbitragem com alguns erros de Marco Gomes, mas sem influência no resultado.
Campo das Cabecinhas, na Guia
Árbitro: Marco Gomes (AF.Leiria), assistido por Gracindo Vieira e João Ruivo
Guiense: Nuno Aguiar, Fábio, Tiago (Chico Torrado, 60’), Canas, Félix, Joel, João Leal, Joni Alberto (Favinho, 46’), Miguel Cá, João do Touco e Hugo Monteiro
Suplentes não utilizados: Faustino, Pedrito e Zé
Treinador: José Godinho
Alcobaça: Vítor Maranhão, Hugo (Bruno Daniel, 83’), Bruno, Élio, Nuno Sousa, Fabinho (Carlos Fernandes (64’), Nuno Coelho (Janeca, 88’), Bula, Rúben, Fábio e Serginho
Suplentes não utilizados: Bruno Estrelinha, David e RS
Treinador: Walter Estrela
Marcadores: Nuno Coelho (38’ e 61’)
Cid Ramos