Os 30 pontos que a União de Leiria já averbou no campeonato, a três jornadas do fim, deverão ser suficientes para garantir a manutenção na Liga ZON Sagres.
Apesar de matematicamente ainda ser possível a União de Leiria descer de divisão, já que estão em disputa nove pontos e a diferença para a Naval e Portimonense é de sete e oito pontos, respectivamente, só uma conjugação de resultados pouco provável poderá colocar em causa a manutenção.
Ou seja, no pior cenário possível, a Naval ou o Portimonense teria que ganhar todos os jogos até ao final da Liga, isto para além de Vit. Setúbal, Olhanense e Académica se verem também obrigados a pontuar, e a União de Leiria perder todos os jogos que tem para disputar contra Sp. Braga (fora), Naval (casa) e Benfica (fora).
Tradição ao lado da União
Desde que o campeonato se disputa com 16 equipas, o máximo de pontos que uma equipa conseguiu mesmo descendo de divisão foi de 25, feito alcançado pelo Paços de Ferreira.
Naval e Portimonense encontram-se em boa posição para bater este recorde mas muito dificilmente uma delas conseguirá chegar aos 30 pontos da União de Leiria.
José Roque (Diário de Leiria)