Depois do desaire de sábado, frente às campeãs nacionais do Vagos, o MCell-Algés regressou no dia imediatamente a seguir aos triunfos, derrotando em casa a equipa do Olivais de Coimbra, por 74-60. A formação treinada por Carlos Barroca contou com a forte inspiração de Ticha Penicheiro, que mais uma vez assumiu um papel determinante no desempenho das algesinas.
Com um parcial de 6-0, nos primeiros 4 minutos jogados, o MCell-Algés colocava-se em vantagem, mas um triplo da Michell Brandão deu inicia à recuperação do Olivais que, com um parcial de 7-0, passou para a frente do marcador 10-8 (a 3:14 do final do primeiro período), terminando o quarto inicial com vantagem de 16-12 para Olivais.
No segundo, o Olivais entrou melhor e, à passagem do minuto 4, com 2 triplos quase consecutivos de Ana Fonseca, conseguiu a sua maior vantagem no jogo, de 7 pontos (28-21). Mas as algesinas acordaram e, embaladas pelo virtuosismo que é conhecido de Ticha Penicheiro, com alguns passes e jogadas que “levantaram” as bancadas, iniciaram a recuperação, contudo, no final da primeira parte a vantagem ainda era do Olivais (35-32).
O terceiro período abriu com um triplo da Matea Vrdoljak, a melhor marcadora do encontro com 29 pontos e a principal finalizadora dos passes de Ticha Penicheiro, que empatou a 35-35. A três minutos do final do 3º período, e com o jogo empatado a 43-43, um parcial de 5-0 (4 pontos de Ticha) fixou o resultado em 48-43.
Nos derradeiros 10 minutos, quando se pensava que as algesinas iam embalar para a vitória, a inconformada Earnesia Williams (22 pontos, 15 ressaltos e 2 roubos) pegou no jogo da sua equipa e, com 7 pontos de rajada, voltou a encostar o marcador em 52-50 para o Algés, a 6:45 do final do jogo.
Mas a 4 minutos do final, e com 59-56 no marcador, Ticha voltou a marcar e as algesinas distanciaram-se definitivamente para os 14 pontos finais.
A jogadora mais valiosa do encontro foi Ticha Penicheiro, autora de 17 pontos (6/5 em lançamentos de campo e 7/7 lances livres), capturando 5 ressaltos defensivos e distribuindo 7 assistências. Em plano de destaque estiveram, também, Angelica Robinson com 16 pontos e 15 ressaltos e Matea Vrdoljak que, além de marcar 29 pontos (10 lances livres em 11 tentativas), recuperou 6 bolas.
Carlos Seixas (www.fpb.pt)