Ainda não terminou os campeonatos e várias equipas estão já no mercado à procura de reforços. Na minha opinião o defeso na divisão de Honra promete, porque pelo que sei algumas equipas vão apostar forte e vão tentar construir os melhores planteis possíveis.
Falo essencialmente de Nazarenos, Pataiense, Guiense, Alq.Serra e Gaeirense. Estas cinco equipas, tenho a noção que vão apostar forte na próxima temporada, no sentido de subirem para a terceira.
Para o Pataiense e Alqueidão da Serra, a subida na próxima temporada é um objectivo e ambas atacar forte no defeso. Neste momento ainda não existe nada oficial, mas ao que sei a continuidade de José Carlos ainda não está confirmada no Pataiense, clube que tem vários jogadores assediados por clubes da terceira e da Honra. No caso do Alqueidão da Serra e através de uma conversa com o seu presidente, foi-me dito que a época 2008/2009 era para lutar pela subida. O Guiense que já tem uma boa equipa, acredito que também estará bastante activo durante este defeso. Espero ainda que apostem na formação e que mantenham alguns dos bons valores da actual equipa de juniores. Rui Gama deve continuar no clube, mas é provável que haja algumas mexidas, o que é normal.
No caso do Gaeirense e se confirmar-se tudo o que se tem dito em alguma imprensa local, vamos ter candidato para o ano. Ao que apurei existe a possibilidade de alguns jogadores do Caldas e do Bombarralense ingressarem no clube de Eduardo Silva, o que a confirmar-se torna este conjunto ainda mais candidato. Eu não falei do Beneditense, que possui uma equipa muito jovem e muito bem orientada por Mauro Pulquério, mas tenho a ideia, que para o ano, vão também andar na luta pelos primeiros lugares. O Beneditense assim o merece.
É necessário referir que ainda estamos longe do início do campeonato da próxima época e o que estou aqui a fazer, são apenas meras conjecturas, que podem não se vir a concretizar-se
Na terceira, garantidas as manutenções de Marinhense e U.Serra, ambas as equipas por certo já prepararam a próxima temporada, embora ainda estejam na luta pela subida. No caso do U.Serra, que me parece ser uma equipa com mais argumentos financeiros, considero que, caso não suba este ano, na próxima época será um sério candidato à subida, se mantiver a mesma estrutura. Ricardo Moura deve permanecer, porque o treinador leiriense é claramente um bom treinador e realizou um óptimo trabalho no Abrantes. No caso do Marinhense, que vive melhor financeiramente, é de elogiar a aposta na formação e todos anos tem saído jogadores interessantes para a formação sénior.
No Sp.Pombal, deve haver algumas saídas e neste momento não está confirmada a continuidade de Tó Sá, que tem realizado um bom trabalho no clube. Compreende-se esta situação, dado que, os objectivos do clube ainda não estejam definidos, embora tudo se conjugue para a manutenção na terceira divisão. O Portomosense contraria a minha teoria, ainda não tem garantida a manutenção, mas já renovou com Orlando Rousseau, que realmente trouxe maior dinâmica ao conjunto de Porto de Mós. Também posso dizer que já existem abordagens à alguns jogadores, mas ainda nenhum reforço está confirmado.
O Alcobaça aguarda pelo desfecho da poule da manutenção para definir a constituição do plantel, bem como, a continuidade de Gonçalo Raimundo. Na Caranguejeira, está confirmado a descida aos distritais de Leiria, mas o mais importante é que o clube não vai encerrar as portas, garantia dada por Rui Carreira, Presidente do clube. Não é oficial a continuidade de Quim Silva, mas é um facto que as coisas melhoraram desde a sua entrada.
O Bombarralense, incluído na Série E, que todos sabemos, que é uma série mais complicada, devido à presença de equipas da Lisboa e da Madeira, regiões com maior poderio financeiro, luta pela manutenção. A equipa de Gila perdeu na primeira jornada e agora tem que ganhar os próximos jogos, para não cair nos distritais. Acredito na manutenção do Bombarralense, dado que, possui um bom conjunto e com jogadores com tarimba no nacional.
Falta falar do Caldas, que vai regressar à terceira divisão. Já está confirmado a saída de João Sousa e penso que vai haver uma grande transformação no plantel, com muitas saídas.
Últimas notícias
Sensacional é o mínimo que se pode dizer da campanha das Meirinhas ao longo deste campeonato. No domingo, em caso de vitória sobre o Casal Novo, garantem matematicamente a subida de divisão. Sabia-se que as Meirinhas tinha uma equipa para subir de divisão, mas esperava-se mais réplica dos seus adversários, o que não sucedeu, com o mérito da equipa de Paulo Silva.
O Gaeirense ao vencer o Atouguiense, também está um passo da subida de divisão. A formação de Eduardo Silva a realizar uma época notável, tanto no campeonato, como na Taça distrital.
A luta pelo segundo lugar na 1ªdistrital-Zona Norte e Zona Sul, está ao rubro. Na Zona Norte, Ilha, Pelariga, Moita do Boi e Arcuda lutam por um lugar, enquanto que, a Sul, é a vez do SL Marinha, Pilado e Escoura, Atouguiense e Grap/Pousos. Vamos ter luta até ao fim é isso que nosso povo gosta.
Na luta pela manutenção, considero que, as quatro equipas que vão descer, estão quase encontradas, embora a próxima jornada seja decisiva e o Avelarense-Marrazes, vai ser muito importante.
Para terminar, manifestar a minha solidariedade para com Paulo César, jornalista do Jornal OCorreio de Pombal. É certo que no artigo sobre o Guiense-Gaeirense, criticou talvez em demasia a formação de Rui Gama, mas não se justificavam cartazes à entrada do campo das Cabecinhas, a dizer mal do referido jornal. A direcção do Guiense não deve permitir estas situações, porque depois, ocorrem situações menos positivas.
Até para semana sempre em www.oderbie.com
Cid Ramos
968628512/917906281 e 236217163